Dificilmente você ainda não ouviu falar de 13 Resons Why, depois de tantas polêmicas e sucesso que a série está fazendo ultimamente. Claro que como fã da Selena, e apaixonado pelas séries do Netflix, eu fiz questão de assistir e acompanhar a série.

Eu amei a historia, o enredo, e principalmente a forma com que o Clay é tão lerdo como eu, de passar a série quase toda tentando escutar as fitas, e compreender toda a vida da Hannah.




Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnette) por Hannah (Katheriine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah acabara de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida, além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos. 



Como vocês já sabem a Hannah já está morta, e na verdade esta série foi feita para alertar e conscientizar as pessoas em relação a depressão, abusos sexuais, bullying e suicídio. Como vocês sabem eu sou um dos ativistas que procuro sempre conscientizar os jovens em relação a depressão e ao suicídio. Muitas pessoas evitam falar sobre isso, e acham que mostrar uma historia de suicídio vai incentivar alguém a fazer o mesmo, e mais uma vez as pessoas estão erradas. Você não vai roubar porque viu alguém roubando, ou matar porque viu alguém matando, ou ser gay por ter visto dois gays se beijando, e muito mesmo se suicidar por ver alguém se suicidando.

Tudo é uma questão de escolha ou de consequência, se alguém está passando por algo como a Hannah passou na série, e ela se identifica e não procura ajuda, é por que realmente ela não aguenta mais passar pelas mesmas situações, mas isso não pode e não deve levar a cometer suicídio, e sim a procurar ajuda, e a você que percebe alguém passar por isso á ajuda-lá mesmo que ela não aceite em primeiro momento.

Sei o que é tentar se suicidar, sei o que é passar por bullying, depressão, homofobia, e abuso sexual. O que se deve fazer é procurar ajuda, e não resolver tirar a própria vida, pois assim você estará sendo tão egoísta quanto quem te fez mal. Pois denunciando e procurando ajuda, você também poderá ajudar á outras pessoas a não serem vitimas, dos mesmos criminosos que te fizeram mal. 

Muitos jovens se suicidam todos os anos, por falta de ajuda, e a série é importante sim!. Pra alertar os pais, e principalmente os jovens que não acham que uma simples brincadeira, pode levar alguém a cometer suicídio. Então antes de criticar a série olhe ao seu redor, e veja como é importante alertar as pessoas em relação á isso, ajude as pessoas e evite que não existam mais casos como o da Hannah no mundo real.

Matéria por Danny Oliveira - Dicas de Séries 13 Reasons Why.
Todos os direitos reservados.